Na cidade de Itaí neste dia foi muito produtivo, na parte da manhã fomos conhecer a propriedade familiar do Ricardo Pinto e família onde fazem o cultivo da Lichia. “A Lichia cujo nome cientifico é Litchi chinensis Sonn, é uma fruta originária da China e pertence à família Sapindaceae, apesar de ter sua origem na China a fruta se propagou para todos os continentes como: índia Tailândia, Taiwan, África do sul, Madagascar, Israel, estados unidos (Havaí e Flórida) e Vietnã.
Aqui no Brasil ela chegou por volta de 1810, sendo que foi cultivada em princípio no estado do Rio de Janeiro. Porém, no Brasil, muitas pessoas ainda não a conhecem”, ficamos surpresos em conhecer a plantação e verificar que já exportam.
Segundo Ricardo, ele está muito contente com o apoio que está recebendo da prefeitura, por meio do Programa Avança Itaí. Ele disse que ficou surpreso quando esteve na prefeitura junto com sua esposa para pedir apoio na divulgação de vagas abertas no período da colheita e que o prefeito Zé Ramiro e o secretário de governo Vlademir também perguntaram a eles no que mais a prefeitura poderia ajuda-los?
O Ricardo então comentou que teria interesse em participar de uma feira de negócios em São Paulo, mas não sabia como. O Vlademir fez contato com o Sebrae de Ourinhos que deu todo o apoio para que pudessem participar dessa feira.
Atualmente eles aproveitam tudo do fruto, também congelam as poupas, tem ela desidratada, além de ter também a cachaça de lichia e também o cultivo do mel nas plantações.
Segundo Ricardo o clima de Itaí é bem favorável para as plantações de Lichia e a ideia agora é incentivar também a criação da CPL- Cadeia Produtivo Local, para isso já foram buscar o apoio do governo do Estado incentivados e apoiados pelo governo municipal.
Ficamos muito felizes em ver esse eixo da agricultura seno impulsionado agora também pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Avança Itaí.