Eleições: entenda porque as cidades devem continuar buscando novas empresas

atração de empresas
Eliana afirma que organização e trabalho das cidades não pode parar nunca para atrair empresas, gerar empregos e renda para a população

Mesmo sob vigência da lei eleitoral, as cidades precisam continuar buscando atrair empresas, para gerar empregos e alavancar sua economia

 

É comum os prefeitos de cidades do país – especialmente as de menor porte – acharem que durante a vigência da lei eleitoral para escolha do novo presidente, novo governador, deputados e senadores, o trabalho de atração de novas empresas precisa ser suspenso.

É um engano que pode dificultar ou atrasar a atração de novas empresas. As cidades que querem crescer, conforme temos visto em nosso trabalho de consultoria às cidades, precisam avançar em sua preparação interna e na busca por novas empresas.

E os motivos são amplos. Veja alguns deles:

– A Confederação Nacional das Indústrias projeta crescimento de 1,4% da economia do país em 2022.

Além disso, a Investe São Paulo, órgão do governo estadual que intermedeia a instalação de novas empresas no estado, divulgou recentemente, a instalação de três grandes empresas em cidades do interior.

A – Botucatu, por exemplo, recebeu a gigante de revestimentos cerâmicos, Dexco, que investirá R$ 600 milhões na cidade, localizada a 235 km da capital.

B – Narandiba, uma pequena cidade na região de Presidente Prudente, receberá uma unidade da Lesaffre, empresa francesa referência mundial no setor de leveduras e produtos para fermentação. A empresa mira o crescimento no mercado brasileiro de panificação, que movimenta R$ 9 bilhões por ano. Atualmente, a cada quatro pães consumidos no país, um é produzido com fermento da companhia francesa, que busca aumentar sua fatia nesse mercado.

C – A cidade de Jarinu, por sua vez, receberá o Centro de Distribuição da L´Oréal Brasil, com mais de 62,5 mil metros quadrados, o Centro de Distribuição Gaia atenderá a todos os estados do país, expedindo milhões de produtos por ano.

Sendo assim, a preparação jurídica e estrutural das cidades, para que possam competir pela atração de mais empresas deve ser uma constante. E, neste sentido, a consultoria de Eliana Moreira, pode auxiliar o município interessado em:

– atualizar sua lei de incentivos fiscais,

– aproximar-se das empresas já instaladas para apoiá-las e transformá-las em “divulgadores” do município,

– auxiliar a cidade a se aproximar de órgãos estaduais e de apoio à economia, orientar e qualificar os servidores para serem focados no atendimento do empreendedor, criando uma mentalidade empreendedora que trará benefícios diretos a curto, médio e longo prazo.

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