Dia 27 se comemora o Dia Mundial do Turismo e Eliana, em suas consultorias, tem conhecido a força das cidades paulistas que querem atrair empresas e também avançar no turismo
Hoje, dia 27 de setembro se comemora o Dia Mundial do Turismo e, Eliana Moreira, na consultoria que presta às cidades do interior paulista, tem vivenciado uma rica experiência de fazer do turismo uma atividade essencial para garantir o respeito ao meio ambiente e fortalecer a economia da cidade, sem abrir mão do desafio e do crescimento na área industrial e comercial. “O Turismo é uma atividade econômica que integra o meio ambiente, gera emprego, gera renda e, nas cidades onde atuamos, na elaboração do plano, não ignoramos essa força; pelo contrário, o pedido da administração e a nossa sugestão é justamente identificar, catalogar, quantificar e estimular os agentes do turismo também”, frisa.
O turismo, em cidades como Campina do Monte Alegre, na região de Itapetininga, é essencial para oferecer geração de emprego e renda para a população e ainda valorizar a cultura local.
Salto de Pirapora, outra cidade onde atua, tem em seu amplo território, em sua riqueza natural, como as cachoeiras, um atrativo forte de turistas, de geração de emprego e renda.
Em São Miguel Arcanjo, o desafio da gestão municipal é atrair empresas e investimentos e também ampliar a força turística. Tanto é que a cidade tem projeto para construir uma catedral ao santo padroeiro que será uma das maiores do país e com potencial de atrair um turismo religioso considerável.
A cidade também tem na influência do povo japonês, nas vinícolas, no Parque Estadual Carlos Botelho, em seus parques e outros atrativos, um grande potencial turístico e pode – e deve – explorar esse segmento também.
Eliana Moreira cita ainda Salto, onde atuou como secretária municipal entre 2013 e 2016, tendo atraído 53 empresas de grande, médio e pequeno porte para a cidade. Ao mesmo tempo que negociava com os empresários, sua pasta incorporou por meio da reforma administrativa a diretoria de turismo, que é um vetor de desenvolvimento importante.
Passos importantes foram dados como a criação do primeiro plano diretor de turismo com a coordenação da turismóloga e Diretora de Turismo neste período a Patrícia Sthal Merlin. “Nossa gestão também concluiu a obra da Ponte Estaiada, avançou nas obras do Trem Republicano e investiu na capacitação da equipe de monitores”, afirma.